quarta-feira, 11 de junho de 2014

Exposição Castelo Rá-tim-bum: 20 anos

Maquete utilizada nas gravações do programa
Foto: João Pontaltti
Por Daiane Honório

No dia 9 de maio de 2014, completou-se 20 anos da estreia de uma das maiores produções da TV brasileira e marco da infância de muitas pessoas: O Castelo Rá-Tim-Bum, programa voltado para o público infanto-juvenil criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburguer. 

Produzido e transmitido pela TV Cultura de 1994 a 1997, a série contava com capítulos recheados de aprendizagem e diversão. Mostrou a história do Nino – interpretado pelo ator Cássio Scapin, um menino de 300 anos de idade que vivia no castelo mais mágico da televisão brasileira, com o seu tio, o Dr. Victor, e a sua tia-avó Morgana, com a interpretação dos atores Sérgio Mamberti e Rosi Campos. O castelo se localizava no meio da grande cidade de São Paulo.

Além desses personagens o elenco era composto pelas crianças: Zeca (Freddy Allan), Biba (Cinthya Rachel) e Pedro (Luciano Amaral) que em seu 1º episódio onde tudo acontece, correm atrás de uma bola e chegam ao castelo de construção excêntrica e com o porteiro de lata e a partir desse dia já conhecem os outros personagens e as aventuras não pararam.




Relógio do Hall - utilizado nas gravações
Foto: João Pontaltti
Fura Bolos: o dedo matemático
Foto: João Pontaltti
Figurino do personagem Nino
Foto: João Pontaltti



















Uma geração inteira desfrutou de uma abordagem pedagógica, os personagens contribuíram na educação e também no interesse de seus telespectadores por diversas áreas de conhecimento como a matéria de história com um aulão dado pela Morgana com os seus 6 mil anos de vida e muita história para contar. O Castelo Rá-tim-bum foi um sucesso de audiência da TV Cultura, com a sua mistura apaixonante, a abordagem de diversos assuntos com conteúdo educativo, que deixou saudades para quem teve a oportunidade de vivenciar a série na década de 90.

Figurino da personagem Caipora
Foto: João Pontaltti
Figurino do personagem Etevaldo
Foto: João Pontaltti
O famoso Mau
Foto: João Pontaltti
Infelizmente, hoje em dia, a TV brasileira está carente de programas feitos exclusivamente para crianças, com músicas, brincadeiras e ensinamentos como o Castelo.  Sem dúvida, crianças, adolescentes e adultos guardam no coração as memórias de Nino, Biba, Zequinha, Morgana, Tio Victor, Mau, Celeste, Caipora, Dr. Pompeu Pompílio Pomposo, e tantos outros personagens que passaram pelo programa. Quem não se recorda das músicas: Passarinho, que som é esse? E lava uma, lava outra mão, o rap da reciclagem e Tchau preguiça, tchau sujeira, adeus cheirinho de suor do inesquecível Ratinho.

Figurino da personagem Penélope
Foto: João Pontaltti
Figurino dos personagens Tíbio e Perônio
Foto: João Pontaltti
Figurino do personagem Bongô
Foto: João Pontaltti
O Castelo Rá-tim-bum foi um programa que deu origem a uma franquia televisiva, a qual também faz parte Ilha Rá-tim-bum, a produção fez parte da parceria entre Fiesp e TV Cultura que são programas infanto-educativos da emissora e obteve a criação de espetáculos teatrais, jogos de videogames e outras séries em um canal de TV que leva o mesmo nome. O programa é exibido desde o ano passado na TV Globo Internacional juntamente com Cocoricó, produção e transmissão da emissora da Fundação Padre Anchieta.

Figurino da personagem Morgana
Foto: João Pontaltti
Boneco da cobra Celeste
Foto: João Pontaltti
Figurino das personagens Lana e Lara
Foto: João Pontaltti
Boneco Gato Pintado
Foto: João Pontaltti
Figurino do personagem Dr. Abóbrinha
Foto: João Pontaltti
Figurino do personagem Dr. Victor
Foto: João Pontaltti
É de se esperar que essa comemoração não passe em branco, pois o programa ainda mora dentro das memórias de cada um de nós. O designer Thales Molina teve a ideia [página no Facebook] um projeto, o “20 anos do Castelo Rá-tim-bum por vários artistas”, a ideia surgiu em uma conversa entre os profissionais Elias Fernandes, Marcelo Meneses e Thales, que se juntou com o jornalista Victor Bianchin, que é o responsável pelos textos e curiosidades, pois o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), produzido em 2007 com o colega André Cid, resultou no livro “Raios e Trovões”! Almanaque do Castelo Rá-Tim-Bum.

Soldadinhos do quarto do Nino
Foto: João Pontaltti
E, as homenagens não param por aqui, além da página, o programa receberá outras homenagens como a Megaexposição “20 anos de Castelo Rá-tim-bum”, no Museu da Imagem e do Som (MIS).  Aguardem.

A exposição do acervo do programa teve a iniciativa da própria TV Cultura na Semana Nacional de Museus no mês de maio nos dias 12/05 a 16/05, iniciativa que trouxe também o acervo de artes visuais da Fundação. A equipe Tevê Memória esteve presente no dia 15 de maio de 2014 e registrou essa homenagem. 
Os ratinhos do Castelo
Foto: João Pontaltti
Agora é só esperar para marcar presença na Megaexposição do MIS. Em breve, você, junto com o Tevê Memória irá se emocionar com mais Castelo Rá-tim-bum. Aguarde!

Confira o vídeo da exposição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário