sexta-feira, 11 de julho de 2014

O 'Aprendiz' mais querido: entrevista com Rodrigo Solano

Por João Pontaltti

Rodrigo Solano
Foto: Breno Rocha
Já que o Aprendiz Celebridades chegou ao fim, nada mais justo que uma conversa com um aprendiz que não foi só apenas de Roberto Justus, mas também de João Dória Jr, e que se destacou nas duas edições que participou e se consagrou o 'queridinho' do público de todos os aprendizes, para comentar o resultado da primeira edição do reality com famosos.

Rodrigo Solano, 24 anos, natural de Recife/PE, é graduado em jornalismo, com pós-graduação em administração de marketing pela UPE - Universidade de Pernambuco. Participou da sétima edição do programa ao comando de João Dória Jr, no segundo "Aprendiz Universitário", que foi o vice-campeão, e na nona edição do programa. com Roberto Justus, em "Aprendiz, o Retorno", onde ficou na terceira colocação.

Simpático e carismático, assim como foi sua passagem pelas duas edições do programa, Solano respondeu as perguntas do Tevê Memória sobre a final do Aprendiz Celebridades e a sua participação em duas edições do reality.

Tevê Memória: O que você achou da final do Aprendiz Celebridades? Gostou do resultado? Era a sua torcida?

Solano: Achei a final super disputada, mas devido às ultimas tarefas eu acho que o páreo estava só entre o Amon e a Ana Moser.
Minha torcida era para o Amon Lima, por achar que ele foi quem mais se destacou desde o início do programa (estando, na minha opinião, numa equipe mais fraca) e por ele ter vencido as duas últimas tarefas onde era cobrado o desempenho individual, mas acredito também que a quase-desistência dele nessa última prova tenha contato bastante contra ele e pode ter sido o fator decisivo para vitória da Ana. Mas a Ana Moser também foi super merecedora do prêmio. O estilo dela é invejável (fruto da grande vivência esportiva que ela tem) e ela foi muito segura do início ao fim do programa.



Tevê Memória: Qual sua opinião em relação aos participantes do Aprendiz Celebridades?

Solano: Minha opinião é que, por ser um formato diferente, os pontos fortes e fracos dos participantes do ‘Celebridades’ são diferentes. Vejo muita gente falando mal do programa, mas é tudo um questão do ponto de vista.
Do mesmo jeito que os artistas tem menor vivência no ambiente empresarial e no dia a dia de uma grande empresa, o network deles é algo tão grande que faz com que o resultado final deles, em algumas tarefas, seja muito superior ao nosso. Minha maior preocupação era que, por não “precisarem” daquilo, as celebridades não se esforçassem ao máximo pelo programa, mas admito que me surpreendi com a maioria e já estou ansioso para assistir a edição 2015.

Tevê Memória: Na sua primeira participação no Aprendiz com o João Dória Jr, chegou em segundo lugar. Qual é a sensação de viver uma final?

Solano: É uma sensação inesquecível e ela nunca vai sair de mim. Comentei isso com a Renata Tolentino (finalista do ‘Retorno’) e, assim como eu, ela também estava super nervosa e ansiosa nessa final de 2014. Não sei se meu nervosismo maior era pela minha torcida pelo Amon, ou se era pela lembrança do quanto aquele momento é tenso no final de toda uma trajetória vencedora, mas eu sei que é algo inexplicável e uma experiência pessoal e profissional que levarei para a vida inteira.

Tevê Memória: O que reflete o Aprendiz na sociedade em sua visão?

Solano: Diversas coisas. Mas para resumir em um único exemplo, eu costumo utilizar a máxima que se fala que “é errando que se aprende”. E o Aprendiz é uma maneira de você aprender VENDO o erro dos outros.
Diversas vezes fãs do Aprendiz vieram falar comigo dizendo que alguns erros que eu cometi elas também cometeria, mas depois que viram que deu errado eles não errarão mais. Então isso é um reflexo muito grande e muito honroso que o programa e nossa participação deixa para sociedade.

Tevê Memória: Você voltou ao Aprendiz o Retorno. Gostou do resultado? 

Solano: Demais. Posso resumir minhas duas participações no Aprendiz em ‘Descoberta’ e ‘Confirmação’.
Na minha primeira participação eu tinha 19 anos, estava no 4° período da universidade e apenas estagiava. Com toda aquela pressão e responsabilidades do programa eu cresci e, principalmente, me descobri demais como profissional. Na minha segunda participação eu tinha 23 anos, ainda era muito jovem mas já tinha uma bagagem profissional de 4 anos em uma grande empresa, conquistas e derrotas profissionais, intercâmbios internacionais, Pós-Graduação, por isso meu retorno foi muito mais “experiente” e, disputando com pessoas muito mais velhas, acredito que tive um desempenho muito superior à minha primeira participação.  

Tevê Memória: Atualmente quais são suas atividades profissionais?

Solano: Atualmente sou Analista de Negócios da CRMALL, empresa do Braga Jr. (que participou comigo do ‘Aprendiz – O Retorno’). A empresa fica em Maringá-PR, mas atendemos o Brasil inteiro e eu cuido de toda região Norte/Nordeste da empresa. Além disso viajo pelo Brasil com palestras sobre marketing, comunicação, motivação e passando minhas experiências vividas no Aprendiz.

Tevê Memória: Participaria mais uma vez do reality?

Solano: Raciocinando friamente eu diria que não (assim como disse quando saí do Universitário, em 2010), mas eu não posso negar que sou apaixonado pelo programa e não sei se conseguiria rejeitar um convite. Também não posso garantir que participaria, mas acredito que essa decisão eu só conseguiria tomar na hora que fosse convidado! rs  

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O Rodrigo Solano é um exemplo de profissionalismo, carisma, dedicação e força de vontade. Sou formada em administração e me espelho em seu perfil profissional, bom, nem preciso mencionar (mas vou,rs) sou muito fã do trabalho dele.
    Obrigada João Pontaltti pela excelente entrevista e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Camila. Continue sempre por aqui comentando nossas matérias!
    Valeu pela força!

    ResponderExcluir