quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dois anos de Fátima Bernardes nas manhãs

Por Pedro Fuoco

O "Encontro com Fátima Bernardes" comemora nessa quarta-feira (25/06) dois anos de existência  e o Tevê Memória decidiu relembrar a trajetória do programa ao longo desse período. Vem com a gente!


No programa de hoje, 25, o fato do programa completar dois anos foi mencionado por Fátima Bernardes, que agradeceu a todos e disse que no dia 7/7, o programa fará um especial em homenagem ao aniversário do programa, já que desde o início da "Copa do Mundo Fifa 2014", o programa tem apenas quarenta minutos de duração. O programa de hoje recebeu Rodrigo Teaser, o cover do Michael Jackson mais importante de toda América Latina para homenagear os cinco anos da morte do Rei do Pop. Os convidados Miguel Roncato, Tony Tornado e Lincoln Tornado estiveram presentes para falar dos imigrantes nesse dia dos Imigrantes e do uso do cabelo black power. Praticamente durante todo o programa, Michael Jackson foi assunto, com reportagem na rua, comentários dos convidados e a participação especial de Jácare dos Patins dançando moonwalking sobre patins.

"Encontro com Fátima Bernardes" estreou na segunda-feira, 25/06/2012, substituindo a única atração voltada para o público infantil nas manhãs diárias da Rede Globo, a "TV Globinho", a qual ficou restrita aos sábados. O programa foi cercado de expectativas por ter um nome forte em sua apresentação: Fátima Bernardes, vinda do jornalismo para o entretenimento em busca de novos desafios e, principalmente, em realizar um sonho.

Fátima saiu do "Jornal Nacional" em dezembro de 2011 e no ano seguinte as novidades a respeito de seu programa começaram a surgir. O time de 'parceiros' da apresentadora foi composto, no início, por Lair Rennó, Lilia Teles, Victor Sarro, Marcos Veras, Gabriela Lian, Aline Prado, Larissa Bitencourt e Branco Mello. Ao longo desses dois anos, Lilia Teles voltou ao jornalismo da Globo e  Victor Sarro foi remanejado para o "Esquenta", pois seu tipo de humor não foi bem aceito para o horário.

Formatos/Fases
O programa passou por diversas modificações durante seus dois anos.

A ideia inicial era mesclar entretenimento com muito jornalismo. Entretanto, o público não aprovou esse formato, que não durou mais que um ano, após pequenas modificações. O programa, nessa época, tinha reportagens especiais sobre temas bem ‘pesados’ para o horário, como adoção, tema da primeira semana do programa feito em forma de documentário, dividido em cinco partes. Além disso, Lair Rennó era o jornalista que manteria o público informado das notícias importantes que aconteciam no Brasil e no mundo, enquanto os correspondentes da Rede Globo participavam do programa para integrar o assunto do dia na visão brasileira com a forma como este era tratado em outros países, como a questão da mesada, com a participação de Rodrigo Bocardi, ainda correspondente em Nova York, em link ao vivo.

No fim de fevereiro de 2013, Boninho foi definido como diretor-geral do "Encontro", substituindo Maurício Farias, que retornou à série "Tapas & Beijos". O diretor comanda diversos programas da emissora e foi convocado para reformular o "Encontro". O diretor, na segunda fase da atração, focou no entretenimento e o jornalismo só teve espaço na cobertura de grandes acontecimentos, como a visita do Papa ao Brasil e o desabamento da linha 4 do metrô, no Rio de Janeiro. Nessa nova etapa, o programa começou a receber especialistas, como Francisco Daudt, médico psicanalista, e Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião.

Boninho foi modelando um formato que deixasse o programa mais divertido e informativo ao mesmo tempo, sem que o público se cansasse dos temas e que ao mesmo tempo não os achasse fúteis. Durante essa transição, Boninho mudou o logotipo do "Encontro", deixando-o mais suave. Em menos de um mês depois, um novo cenário foi lançado. 

Cenários

Desde a estreia do programa, o cenário do "Encontro" foi criticado por ser escuro demais e não combinar com um programa matutino, que precisa ser mais claro, ou seja, o ambiente feito para o bate-papo diário era mais propício para um programa exibido à noite.



Até a troca por um novo cenário, este foi sendo alterado aos poucos, com a inserção de mais luz e de um grande círculo que englobava a plateia e os convidados.





Já o novo cenário era mais claro e separava os convidados da plateia, além de ter um espaço só para os musicais do dia.




Ao longo do tempo, esse palco foi recebendo mais utensílios, já que antes ele era composto apenas pelo sofá para os convidados e as cadeiras de Fátima e seus ‘parceiros’. 




No início de 2014, após as férias de Fátima Bernardes, a atração ganhou um novo cenário, que parece uma sala de estar e tem a mesma formatação do anterior.





Apresentação
Durante um ano e meio, Fatima Bernardes comandou seu "Encontrosem interrupções e, na maior parte do tempo, ao vivo, exceto em suas férias em julho de 2013 e, a partir de um momento por uma questão de logística da participação de diversos convidados, às sextas-feiras (dia de música, com Branco Mello).


Para que o programa fosse sempre atual e não perdesse o assunto do momento por ser gravado, durante duas semanas no início de 2014 a apresentação foi dada à Lair Rennó, Ana Furtado e Dan Stulbach. Fátima Bernardes voltou a se ausentar durante a semana do Carnaval, que ela iria participar pela primeira vez como narradora do desfile do Rio para a Rede Globo, e novamente o trio a substituiu. 

Quadros
O "Encontro" tinha vários quadros, entre eles, o Quadro de Ciência, em que o físico Cristian Annunciato fazia experimentos e explicava fenômenos científicos para crianças e adultos convidados ao programa. Outro quadro que não continuou após a reformulação do programa foi o Quem tem Razão?, que mostrava histórias dramatizadas, interpretadas por atores e baseadas em situações do cotidiano. O auditório e os internautas, através de votação, decidiam quem tinha razão na discussão em questão. Esse quadro não obteve muito êxito por não combinar com a manhã, que pedia conteúdos mais leves.

A atração contou com outros quadros, como Grandes Reportagens, em que jornalistas da emissora eram entrevistados por Fátima Bernardes e homenageados no programa, com a exibição de trechos de reportagens que marcaram tanto suas trajetórias e a vida do país. Outros quadros: Soluções, Grande Personagem, etc.

Momentos
O "Encontro" já teve diversos momentos marcantes ao longo desses dois anos, desde momentos emocionantes até os mais divertidos.

É muito interessante ver como a apresentadora do matinal mudou ao longo do tempo e hoje se sente mais à vontade no palco. Ela ri mais, está mais desenvolta, divertida e participativa.

Clique nos links abaixo e relembre alguns momentos do "Encontro com Fátima Bernardes". Se quiser ver todos os vídeos desde o 1º programa, acesse aqui.









Foi cogitada a exibição de uma nova edição do "Encontro" nos sábados em 2015, com Ana Furtado e Dan Stulbach. Entretanto, a ideia foi abortada pela direção da emissora, que pretende estrear uma outra atração aos sábados. (Informações de Noticias da TV por Daniel Castro).

Que, em breve, o Tevê Memória possa fazer um novo especial, relembrando mais uma data desse programa que trouxe um novo panorama na televisão, já que o "Hoje em Dia" e "Bom Dia e Cia." foram beneficiados com a estreia do programa, o que não durou muito, por causa das mudanças de Boninho. Assim, agora a Rede Record investe mais em seu "Hoje em Dia" e o SBT pensa em um novo programa (talvez jornalístico, com Rachel Sheherazade) para as manhãs, já que os desenhos não faturam tão bem como antes e a TV paga parece ter conquistado parcela desse público. (Informações de Flávio Ricco, colunista da UOL).

Fotos: www.google.com.br
Montagem - Fotos 1 e 2: Tevê Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário