terça-feira, 17 de junho de 2014

Acervo: TV Cultura completa 45 anos

Por Pedro Fuoco
Foto: João Pontaltti

 Entre 12 e 16 de maio, a TV Cultura participou da 12ª Semana de Museus, organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada em diversas instituições culturais do Brasil. O tema escolhido pela Fundação Padre Anchieta – mantenedora da TV Cultura, das rádios Cultura AM e FM e da TV Rá Tim Bum! – para esta edição é: Cultura também é Museu: onde fantasias se tornam realidade. Durante cinco dias, a TV Cultura abriu as portas para quem quisesse conhecer sua história e saber como é o dia a dia de uma emissora de televisão. O Tevê Memória foi até lá e agora e mostra agora para vocês, leitores.. 
Foto: João Pontaltti

Foto: João Pontaltti
Primeiro, fomos ao prédio administrativo da TV Cultura, que conta com seu belo logotipo bem na entrada e com quatro tevês, que exibem a programação dos canais da Fundação Padre Anchieta. A decoração do prédio conta com alguns figurinos de atrações do canal, com quadros que passaram pelo programa ‘Metrópolis’, que completou 25 anos em 2013. Ao subir as escadas, foram apresentados vários prêmios que a TV Cultura acumulou nesses anos, diversos pela qualidade de sua programação infanto-juvenil. O mais recente  prêmio foi o Emmy Kids Awards, na categoria de melhor série de 2013, com ‘Pedro e Bianca’.


Foto: João Pontaltti
O passeio passou pelos estúdios da emissora, e conferimos os cenários dos programas ‘Roda Viva’, ‘Metrópolis’ e ‘Quintal da Cultura’. Depois, vimos a área das rádios da Fundação, com o locutor dos intervalos da programação da TV Cultura e da rádio também, Alfredo Alves. Logo após, fomos ao departamento jornalístico da emissora e vimos como funciona uma redação pelo próprio diretor de jornalismo e apresentador do ‘Jornal da Cultura’, William Corrêa. 

Foto: João Pontaltti
O evento ainda contou com duas exposições exclusivas. Uma delas foi Castelo Rá-Tim-Bum 20 anos, composta por figurinos, material cenográfico e documentação da atração infanto-juvenil, que você também pode conferir com mais detalhes aqui. A outra é Também sou cultura, formada pelo acervo de artes visuais. A TV Cultura também irá prestar homenagem aos seus funcionários e celebrar os 45 anos de sua trajetória. A TV é considerada a 2ª emissora de televisão de maior qualidade no mundo, atrás apenas da BBC, de acordo com levantamento encomendado pela própria BBC.

O ACERVO
Foto: João Pontaltti
Foto: João Pontaltti
Assim como ocorreu com a Globo, que produziu o “Memória Globo”, a TV Cultura está começando a colher depoimentos de personalidades do meio artístico para o projeto “Trajetória”, para compor seu acervo. A TV Cultura tem diversos produtos em sua grade de programação e grande quantidade de objetos de seus programas são armazenadas na emissora. O Tevê Memória teve acesso a uma área exclusiva do prédio da emissora, cheia de elementos de programas da emissora e com equipamentos e figurinos já usados ao longo dos anos, como a máscara dos peixinhos de ‘Glub Glub’, a galinha Galileu do ‘Viola Minha Viola’, o primeiro Garibaldo, feito com tonalidades de azul a fim da obtenção de maior contraste com o cenário, pois a TV brasileira ainda era em preto e branco, de ‘Vila Sésamo’, o personagem-título, ‘X-Tudo’, e muitos outros personagens e elementos da emissora, como antigas câmeras usadas em antigos programas.

O Tevê Memória agora faz um levantamento de alguns dos programas de maior sucesso da TV Cultura e que marcaram presença em nossa visita à emissora:

Infantil:

Foto: João Pontaltti

Castelo Rá-Tim-Bum: Não há como esquecer a história de Nino, um garoto de 300 anos que vive em um enorme castelo. Ele estava sentindo falta de amigos e decidiu fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e, com ele, Zeca, Biba e Pedro, a partir daquele momento, iam sempre visitá-lo. Mas, engana-se quem acha que esse castelo gigante era vazio: Nino vivia com seu tio Victor, sua tia-avó Morgana e vários amigos animais e sobrenaturais, como o Gato Pintado, Mau, Godofredo, Relógio, Valdirene e muitos outros. Além deles, Nino tinha convidados especiais, como a repórter Penélope e o vilão Dr. Abobrinha. O programa foi um marco na programação infantil e sua audiência era estrondosa, em torno de 12 pontos, algo inimaginável para os padrões da TV Cultura.

Foto: João Pontaltti
Rá-Tim-Bum: Um programa diferente, arrojado, divertido e, ao mesmo tempo, educativo. Essa foi a premissa de mais um sucesso da TV Cultura. Composto por diversos quadros e por um numeroso elenco, o programa abordava um pouco de tudo. Um dos quadros mais famosos foi o ‘Senta que lá vem história’, em que a cada programa, uma história era contada. A vinheta do quadro era bem psicodélica e cheia de cores.

Ilha Rá-Tim-Bum: Adolescentes e crianças ficam presos no meio do mar e vão parar em uma ilha deserta cheia de habitantes fantásticos. Lá, essa turma passa por diversas aventuras, a maior delas é escapar do vilão Nefasto, que quer matá-los. Quem conta a história são três simpáticos fantoches: Rá, Tim e Bum. A série foi mais um sucesso do canal, e o último projeto da linha ‘Rá-Tim-Bum’.

Foto: João Pontaltti

X-Tudo: O ator Gerson de Abreu e o boneco X abordavam assuntos do cotidiano e curiosidades, além de ter quadros de ciências, leitura e um repórter mirim. Ao longo dos tempo, o elenco foi mudando (o programa foi feito de 1990 a 2002) e novos nomes entraram para o programa, como Márcio Ribeiro e Fernanda Souza. Ele foi sucesso absoluto e hoje ainda é exibido na TV Cultura, com reprises.

Foto: João Pontaltti
Foto: João Pontaltti
Vila Sésamo: Parceria entre a TV Cultura e TV Globo nos dois primeiros anos da atração, o programa fez sucesso e contou com grandes artistas, como Aracy Balabanian e Sônia Braga. A atração encabeçada por Garibaldo, um pássaro gigante que queria aprender, contava com amigos e crianças para compor todo aquele universo lúdico da vila, que a cada fase foi aumentando, com a inserção de novos cenários, como o prédio, e novos personagens, como o Jujuba. A versão brasileira contava com personagens diferentes do original e o conteúdo brasileiro tornou-se cada vez maior em relação à matriz.

Outros programas infantis:

Qual é, Bicho?, Glub-Glub, Bambalalão, Mundo da Lua, Quintal da Cultura, entre outros.

Foto: João Pontaltti

A TV Cultura também fez sucesso com desenhos animados exibidos na programação, como ‘Caillou’ e ‘Harry e o Balde de Dinossauros’.

Infanto-juvenil: 

Confissões de Adolescente: Quatro irmãs vão descobrir como é a adolescência unidas. Diana, Bárbara, Natália e Carol vivem juntas e vão ter que aguentar o pai careta, que também terá que lidar com essa nova etapa a vida. Diana, a mais velha, é quem narra as histórias sobre amores, gravidez, entre outros temas que abordam o dia-a-dia dos jovens.

Foto: João Pontaltti
Pedro e Bianca: A história desses dois irmãos é, no mínimo, divertida. Pedro é branco, Bianca é negra. Como explicar para seus colegas de classe que eles são gêmeos? A série ganhou o Emmy Kids Internacional de 2013 e entre os criadores, está Cao Hamburger, também criador de Castelo Rá-Tim-Bum. Acompanhe Pedro e Bianca no ensino médio em uma escola pública de São Paulo e todos os dilemas que um adolescente passa em seu dia-a-dia.

Jornalismo:

Foto: João Pontaltti
Jornal da Cultura: Atualmente, o JC tem duas edições por dia. O atual formato do telejornal conta com debates e comentários, sempre com dois convidados, junto ao(s) apresentador(es). Atualmente, a 1ª edição é comandada por Aldo Quiroga e Gabriela Mayer, já a 2ª edição está a cargo de Willian Corrêa.

Foto: João Pontaltti
Roda Viva: Um talk show com vários convidados, que vão desde um artista de teatro até os grandes políticos brasileiros. Um programa sem discriminação com o entrevistado, o que importa é o que ele tem a oferecer. O formato do cenário é diferente e deixa o entrevistado no centro dos entrevistadores, que estão em uma posição mais elevada.

Cartão Verde: Telejornal esportivo, o programa é uma mesa-redonda que debate futebol. Atualmente, tem como comentarista Celso Unzelte e Roberto Rivellino. Em 2012, a TV Cultura lançou o ‘Cartãozinho Verde’, em que quatro crianças(cada uma torce para um time de São Paulo) discutem futebol de seu jeito leve e bem-humorado, o que se espera de uma criança.

Entretenimento musical:
Sr. Brasil: Rolando Boldrin comanda um programa para exaltar a cultura brasileira e sua diversidade, com ritmos e temas regionais de nosso imenso Brasil sempre com convidados especiais para compor esse quadro musical nacional.

Foto: João Pontaltti
Viola Minha Viola: Inezita Barroso apresenta um dos mais tradicionais programas de música caipira na televisão brasileira. Já são quase 35 anos de existência, com diversas participações de grandes nomes do sertanejo de raiz.

A TV Cultura conta com muitos outros programas, como Metrópolis, Manos e Minas, Inglês com Música e muitos outros!

2 comentários:

  1. Falta muita coisa.nesse artigo , principalmente falar mais sobre os programas infantis da época como as historinhas do velho urso por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Falta muita coisa.nesse artigo , principalmente falar mais sobre os programas infantis da época como as historinhas do velho urso por exemplo.

    ResponderExcluir